Plataforma de Genealogia Acadêmica – Professora Miriam Pillar Grossi

08/11/2021 16:06

A Plataforma Acácia, idealizada em 2016 por um grupo de pesquisadores atuantes na área de Cientometria da Universidade Federal do ABC (UFABC), utiliza de dados disponibilizados pela Plataforma Lattes com o intuito de documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós graduação brasileiros. Ao pesquisar a linhagem acadêmica (descendentes) da professora Miriam Pillar Grossi, obtemos o seguinte quadro:

Acesso pelo link.

(Atualmente, os dados utilizados na plataforma datam de Julho de 2019)

Legenda:

Descendência (Ds)
Número total de descendentes, em todas as gerações, que um acadêmico possui. Considera filhas, netas, bisnetas, trinetas, e assim por diante.

Fecundidade (Fc)
Número de descendentes que uma acadêmica orientou no decorrer de sua carreira. Considera apenas orientações realizadas diretamente (filhas acadêmicos).

Fertilidade (Ft)
Número de descendentes que uma acadêmica orientou que orientaram cada uma, no mínimo, uma descendente direta. É o número de alunas orientadas que já são orientadoras.

Gerações (G)
Número que indica a máxima posição hierárquica de uma acadêmica em relação ao seu parentesco (filhas, netas, bisnetas e assim por diante). A acadêmica mais nova está na geração 0 (zero); os pais de acadêmicas da geração 0 (zero) estão na geração 1, e assim por diante.

Primos (Pr)
Número de acadêmicas que foram orientados por pais diferentes que possuem o(s) mesmo(s) pai(s).

Relações (R)
Número de relações na descendência de uma acadêmica. Reflete o número de arestas que existem ao longo da descendência da acadêmica analisada.