Perfil profissional

Antropóloga Miriam Grossi

 

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Antropologie Sociale Et Culturelle – Universite de Paris V (René Descartes) (1983), doutorado em Antropologie Social, Miriam Pillar Grossi é doutora em Anthropologie Sociale et Culturelle – Universite de Paris V (1988), pós-doutorado no Laboratoire d´Anthropologie Sociale do Collège de France (1996/1998), na University of California-Berkeley e EHESS (2009/2010).

Foi Presidente da ANPOCS – Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais (2019/2020). Professora Associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1989, atua nos Programas de Pós-graduação em Antropologia Social e Interdisciplinar em Ciências Humanas e no curso de graduação em Ciências Sociais da UFSC. Foi representante da Área de Antropologia e da Grande área de Humanas no CTC da CAPES (triênio 2001/2004), Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2004/2006) e editora da Revista Estudos Feministas (1999/2001).

Desenvolve pesquisas sobre Teoria Antropológica, História das mulheres no campo antropológico, Antropologia Francesa contemporânea e Metodologias qualitativas de pesquisa. Coordena o NIGS, Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, onde são desenvolvidas pesquisas no campo das teorias queer e feminista sobre os temas de violências contra mulheres e lesbo-trans-homofobia; identidades, parentalidades e conjugalidads LGBTTT; arte homoerótica; amor; gênero e sexualidade na escola; religiões e sexualidades;politicas públicas e moviimentos feministas e LGBTTT.

E-mail: miriamgrossi@gmail.com

Currículo lattes