Mulher & Ciência: Pluralidade e Diversidade na Ciência e Inovação
Para comemorar o dia Internacional das mulheres e meninas na Ciência (11/2), iniciou uma jornada de lives chamado Mulher & Ciência: Pluralidade e Diversidade na Ciência e Inovação no YouTube do CNPq. Na segunda live, dia 18 de fevereiro de 2025, tivemos a participação da professora Miriam Pillar Grossi na roda de conversa sobre Desafios e Inspirações de ser Cientista.
A abertura contou com Profª Dalila Andrade Oliveira – DCOI/CNPq e as professores convidadas foram:
Dra. Miriam Pillar Grossi, antropóloga feminista e professora titular aposentada da UFSC onde atua no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas;
Dra. Sandra Regina Goulart Almeida, formada em Letras pela UFMG, com mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e pós doutorado pela Universidade Columbia. Atualmente é Reitora da UFMG (2018-2022 e 2022-2026);
Dra. Poliana Rezende, pedagoga (UFPB), mãe da Flávia e do Bruno, mestre em Educação (UFPB), doutora em Educação (UFSCar). Pesquisadora na temática de Educação das Relações Étnico-Raciais e Gênero. Coordenadora de Ações Temáticas na Coordenação-Geral de Ações Temáticas e Diversidade da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do MMulheres.
Com mediação de Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza (DCTI/ CGSAU/ ASCO).
Transmitido pelo link: https://www.youtube.com/live/AZ2V_ETMbwY?si=fDK96DGLQ8gKkP-3
As questões norteadoras foram:
Por que a inspiração para seguir a carreira científica? E quais foram os primeiros desafios encontrados ao ingressar na carreira?
Durante sua trajetória, você já se deparou com barreiras invisíveis relacionado a gênero ou outras questões sociais, que precisou enfrentar?
com recado aos calouros 2025.